Como pudemos ser silenciosos? Falando abertamente sobre o nosso maior amor

Para minha surpresa, fiquei cristão enquanto adolescente. Mas quando o fiz, estava determinado a ser um cristão secreto. Isto aconteceu em parte porque, para ser honesto, não gostava da maioria dos cristãos que conhecia. Mas também foi porque, vivendo na Escócia muito pós-cristã, não tinha certeza se poderia suportar o estigma social.

Então, um dia, um pequeno grupo de cristãos da minha escola local descobriu-me. Perguntaram-me se estaria disposto a falar em seu nome num debate que envolveu um ateu, um agnóstico, um cristão liberal e um cristão evangélico (eu deveria preencher esse último lugar). Com alguma relutância, aceitei.

Depois do debate, o chefe do departamento de inglês veio ter comigo, apertou minha mão e disse: “Parabéns, jovem rapaz. Esse foi o melhor desempenho que já o vi ter. Quase me convenceu que realmente era cristão.” Respondi: “Senhor, eu sou. E essa é a última vez que alguém me dirá isso!”

A partir de então, tentei viver minha fé abertamente, falando de Cristo com ousadia e graça, como Deus me capacita, e rezando para que Ele me desse a sabedoria de dizer uma palavra a tempo para os cansados, perdidos, ao inimigo e ao buscador.

Fale abertamente

O que quero dizer com fale abertamente? Alguns associam isso a grandes protestos ou manifestações públicas. Mas não é disso que estou a falar aqui. Será que Paulo, Barnabé e Lucas juntaram forças com Lídia, Priscila e Áquila para organizar manifestações e marchas nas cidades gregas para protestar contra a idolatria e o culto do imperador?

Às vezes, quando ouvimos a exortação de que os cristãos deveriam falar mais, essa é a imagem que temos em mente: ação política, pressão na mídia, manifestações e protestos. Mas isso não é o que a igreja do Novo Testamento fez. E em um Ocidente cada vez mais hostil e anticristão, normalmente não é o que devemos fazer.

Agora, é claro, há um lugar para os cristãos usarem a mídia e outros fóruns públicos para profetizar a verdade ao poder nas nossas culturas degeneradas, e alguns de nós somos chamados a fazer isso. Mas a maioria de nós não é chamada a se dirigir às massas ou às elites de poder, mas a falar por Jesus, proclamar sua palavra, declarar sua glória, defender seu povo e defender os pobres exatamente onde estamos, nas esferas da influência que nos são dadas.

Na Escócia, quando nos reunimos para uma pequena conversa, às vezes dizemos: “Posso dar-lhe uma palavra?” Essa frase é apropriada para esta discussão. Quando falo em falar como cristão, quero dizer dar uma palavra sobre Jesus às pessoas que conhecemos. Deixe-me dar alguns exemplos pessoais.

Conversa comum e corajosa

Como pastor, evangelista e apologista, agora falo muito a favor de Cristo em muitos fóruns públicos. Mas a grande maioria de nós, cristãos, somos chamados a falar em nossas esferas comuns. E quando o fazemos, as portas se abrem.

Penso no jogador de futebol que, quando nos encontramos para almoçar, rapidamente me disse que era um cristão nascido de novo. Um amigo que ele trouxe com ele perguntou: “Eu sou um desses cristãos nascidos de novo?” O novo jogador de futebol respondeu: “Se tens que perguntar, provavelmente não és!” A partir dessa discussão começou um estudo bíblico com alguns dos outros jogadores. Falar abriu uma porta real para o evangelho.

E depois há a secretária que, depois de assistir à palestra de um autor sobre a coragem cristã em uma livraria, voltou ao trabalho no dia seguinte e disse ao seu patrão que estava com vergonha de nunca ter mencionado que era cristã, apesar de ter trabalhado nesse escritório por vários anos. O patrão, que não era crente, ficou encantado e contou a um colega que era ancião de uma igreja evangélica local.

E como posso esquecer a mãe que, tremendo dos joelhos, foi até à professora da escola local perguntar porque uma forma de educação sexual contrária às instruções do Criador estava sendo doutrinada nas crianças. Em vez de ser ridicularizada ou ignorada (como ela temia), a diretora ouviu e procurou fazer algumas mudanças programáticas.

E que tal o assistente social que trabalhou principalmente com colegas ateus? Seu paciente testemunho, trabalho árduo, disposição alegre e recusa em viver de acordo com os padrões da cultura resultaram muitos anos depois em alguns dos seus colegas irem à igreja, e um deles se tornar crente.

Quebre o silêncio

Paciência é necessária. Falar não é fácil. Nós falamos porque amamos a Jesus e queremos vê-Lo glorificado. Nós falamos, não para nos defendermos, mas porque amamos aqueles com quem estamos falando e queremos que eles compartilhem a maior dádiva de todas: Cristo.

Aqui está a grande promessa para todo cristão: quando falamos em fidelidade à palavra de Deus, não somos nós que estamos falando, mas o Espírito Santo que está falando através de nós (Marcos 13:11; 2 Coríntios 5:20). E sua palavra nunca retornará a Ele vazia (Isaías 55:11). Para quem conhece e experimenta a beleza e a glória de Cristo, a questão não é se devemos falar, mas sim como é que pudemos permanecer em silêncio?

Artigo original por David Robertson em https://www.desiringgod.org/articles/how-could-we-be-silent

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: