O que Deus pode fazer com as flechas de Satanás. O legado de John Chau (1991–2018)

Em 17 de novembro de 2018, John Chau remou seu caiaque em direção às praias da Ilha Sentinela do Norte. Dois dias antes, ele tentou entrar em contato com a comunidade isolada, mas acabou sendo perseguido por flechas voadoras. Chau passou anos planejando, orando e se preparando para levar o evangelho ao povo sentinelense. Ele tinha certeza de que Deus o havia chamado para lá ir.

Não muito tempo depois que Chau chegou à ilha, um pescador viu um grupo de ilhéus arrastando seu corpo sem vida para ser enterrado.

John Piper escreveu uma vez sobre outro missionário martirizado em um campo hostil: “O ponto principal da [sua] vida é que há algo pior que a morte. Então, ele estava disposto a arriscar sua própria vida para resgatar os outros de algo muito pior. E ele poderia arriscar sua própria vida, porque sabia que seu próprio risco e morrer iria trabalhar para ele em um eterno peso de glória“. John Chau assumiu o mesmo risco e pagou o mesmo preço, com a mesma grande esperança.

A história de violência da comunidade está bem documentada e podemos ter algumas dicas sobre porque são tão hostis aos forasteiros. Na década de 1880, um oficial inglês da Marinha Real, chamado Maurice Vidal Portman, fez paradas ao longo da cadeia de ilhas para estudar os nativos. Ele sequestrou seis sentinelenses, um casal de idosos e quatro filhos, o que resultou no rápido adoecimento e morte do casal (“A Última Ilha dos Selvagens”). Há também relatos menos fundamentados de tratamentos perversos de Portman perversos e graves. A injustiça sofrida pelo povo sentinelense por pessoas de fora não desculpa sua vingança, mas pode nos ajudar a entendê-la melhor.

O que estás a fazer, Deus?

Surgiram questões sobre o zelo, treinamento, prudência e o legado de John Chau. Mas outra questão ainda mais importante está sob a superfície de tal tragédia: o que Deus está fazendo em tudo isso?

Como Deus está trabalhando para revelar sua glória ao povo sentinelense? Poderá Ele trazer perdão pelo assassinato deles e liberdade de sua própria dor? Como Ele trará cura para o desgosto da família Chau? Poderia nosso Deus estar usando a injustiça, flechas e um missionário caído para tornar sua graça reconciliadora conhecida ao mundo inteiro?

Deus fez isso antes através de uma história notavelmente similar. Em 20 de novembro de 1839, os missionários John Williams e James Harris navegaram em direção à costa de uma pequena ilha chamada Erromango nas Novas Hébridas (atual Vanuatu). Eles foram instados a evitar essa ilha, porque havia rumores dos nativos serem violentos em relação a forasteiros e até, ocasionalmente, de canibalizá-los. Williams e Harris, no entanto, viram Deus se mover em outras ilhas e acreditavam que Ele continuaria seu grande trabalho entre essas pessoas.

Eles prepararam o caminho

Embora soubessem o perigo, não sabiam que a comunidade de Erromango havia sido provocada recentemente por um ataque nas mãos de forasteiros. Semanas antes de sua chegada, um comerciante de sândalo australiano havia assassinado brutalmente dois meninos, os filhos de um chefe local. Como resultado, a comunidade resolveu se opor violentamente a qualquer estrangeiro de fora (“Erromango: Canibais e Missionários na Ilha dos Mártires”).

Apenas alguns minutos depois de pisar na praia, Williams e Harris foram atacados com porretes, mortos e devorados pelos ilhéus como parte de um ritual sagrado. A notícia espalhou-se rapidamente sobre o destino deles, e muitos acusaram os missionários de zelo tolo e de impor padrões estrangeiros a comunidades relutantes que vivem em “felicidade primitiva” (The Greatest Century of Missions, 83).

A missão dos homens havia terminado, mas a história soberana de Deus havia apenas começado.

Vinte Anos depois

Cerca de vinte anos depois, outro missionário chamado John G. Paton embarcou com sua família para levar o evangelho ao povo de Erromango. Movidos pela compaixão por suas almas, Paton estava convencido de que Deus estava trabalhando, mesmo através do martírio de Williams e Harris.

Essa convicção se mostrou verdadeira, pois o Senhor usou o ministério de Paton para ajudar muitas pessoas de Vanuatu a abraçar a graça, a cura e o perdão de Jesus. Em sua autobiografia, Paton escreveu mais tarde sobre o martírio de seus antecessores: “Assim foram as Novas Hébridas batizadas com o sangue dos mártires; e Cristo disse a todo o mundo cristão que Ele reivindicou estas ilhas como sendo Suas ”(John G. Paton, 75). Até hoje, a fé em Cristo está prosperando nesta ilha, uma vez cheia de dor e raiva.

Em 20 de novembro de 2009 foi exibida evidência da graça duradoura de Deus para com eles, na realização de uma cerimônia de reconciliação. Na mesma praia onde o missionário John Williams foi morto, cerca de 170 anos depois, seu tetraneto e dezassete outros membros da família estiveram com o descendentes dos ilhéus que o mataram. Os ilhéus se reuniram para pedir perdão e celebrar o perdão e a reconciliação que somente Cristo pode trazer. O presidente da República de Vanuatu disse: “Como somos uma nação cristã, é muito importante que tenhamos uma reconciliação como esta“. A BBC cobriu essa história e produziu um vídeo de três minutos que vale muito a pena ver.

Perdão para todos os povos

Ao considerar esses eventos, não posso deixar de me perguntar se Deus está fazendo algo semelhante nestes dias. Sabemos que o objetivo de Deus na história é magnificar sua glória para alegria de todos os povos do Senhor Jesus Cristo.

Chau também sabia disso. Apenas algumas horas antes de morrer, ele escreveu em seu diário: “Espero que esta não seja uma das minhas últimas notas, mas se for ‘para Deus a Glória’.” Para Deus seja a glória – entre todos os grupos de pessoas em todos o mundo. É por isso que Jesus deixou a glória do céu para nos alertar do julgamento vindouro e oferecer salvação a qualquer um que acredite (João 3: 16-20).

Mas a humanidade, como os povos Sentinelense e Erromango, não receberam o mensageiro que traz a verdade (João 1: 11-14). De fato, odiamos tanto a mensagem de Jesus que O torturamos até a morte por meio da crucificação (João 19: 1–37). No entanto, a mensagem escandalosa da Bíblia é que Jesus intencionalmente entregou sua vida por seu povo e ressuscitou dos mortos para oferecer perdão e plenitude de alegria a todos os que creem Nele.

Faz isso de novo, Deus

Não podemos saber ao certo o que Deus está fazendo. Mas pode Ele estar a levantar os corações de sua igreja com um novo fogo para alcançar os povos não alcançados do mundo? Pode Deus estar a usar a morte de João Chau para agitar as almas de mais missionários a levar as boas novas de Jesus ao povo sentinelense? Pode Ele estar mexendo consigo? É possível que Deus esteja trabalhando para trazer-lhes a mensagem de perdão por matar o missionário, bem como curar-se da injustiça feita a eles gerações atrás? Pode Deus estar tramando uma reunião de perdão em meses, anos, até mesmo séculos a partir de agora, que ampliará suas misericórdias perante o mundo? Você consegue imaginar aquela cerimônia em movimento nas margens da Ilha Sentinelense do Norte?

O chamado de John Piper de cinco anos atrás, na esteira de outro missionário martirizado, é tão relevante hoje: “Eu chamei milhares de vocês para ocupar [seu] lugar. Deixem os substitutos inundarem o mundo. Nós não procuramos a morte. Buscamos a alegria eterna do mundo – incluindo a dos nossos inimigos ”.

Deus pode desencadear um movimento de um martírio. Ele já fez isso antes. Vamos rezar para que Ele esteja fazendo isso de novo.

Artigo original por Garret Kell em : https://www.desiringgod.org/articles/what-god-might-do-with-satans-arrows

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: