Qual é o desejo mais profundo do meu coração?

Qual é o desejo mais profundo do coração humano? Qual é o seu desejo mais profundo? Qual é a coisa que você mais deseja? Há uma resposta para essa pergunta e é o foco do episódio de hoje.

Durante o mês de dezembro, antes do Natal, quero fazer algo que nunca fizemos antes. Convenci o pastor John a ler alguns capítulos de seu excelente livro, Vendo e saboreando Jesus Cristo. Eu amo esse livrinho. E esse é meu incentivo para ver se o pastor John o lerá como seu primeiro audiolivro. Para esse fim, ele gravou um capítulo para nós, para si, o público da APJ. Você está a ouvir isso pela primeira vez.

Aqui está agora o pastor John lendo o capítulo um de seu maravilhoso livro Vendo e saboreando Jesus Cristo, um capítulo que responde à pergunta: Qual é o desejo mais profundo do meu coração?

 Os céus declaram a glória de Deus. (Salmo 19: 1)

Deus, que disse: “Das trevas resplandeça a luz”, brilhou em nossos corações para dar luz ao conhecimento da glória de Deus na face de Jesus Cristo. (2 Coríntios 4: 6)

Significado do Céu e da Terra           

O universo criado tem tudo a ver com glória. O desejo mais profundo do coração humano e o significado mais profundo do céu e da terra estão resumidos nisto: a glória de Deus. O universo foi feito para a mostrar, e nós fomos feitos para a ver e saborear. Nada menos que isso satisfará. É por isso que o mundo é tão desordenado e disfuncional quanto é. Trocamos a glória de Deus por outras coisas (Romanos 1:23).

Os céus declaram a glória de Deus” (Salmo 19: 1). É por isso que todo o universo existe. É tudo sobre glória. O Telescópio Espacial Hubble envia imagens infravermelhas de galáxias a talvez 12 bilhões de anos-luz de distância (doze bilhões de vezes seis trilhões de quilômetros). Mesmo dentro da Via Láctea, há estrelas tão grandes que desafiam a descrição, como Eta Carinae, que é cinco milhões de vezes mais brilhante que o nosso sol.

Às vezes, as pessoas tropeçam nessa vastidão em relação à aparente insignificância do homem. Parece nos tornar infinitamente pequenos. Mas o significado dessa magnitude não é principalmente sobre nós. É sobre Deus. “Os céus declaram a glória de Deus”, diz a Escritura. A razão para “desperdiçar” tanto espaço em um universo para abrigar um grão de humanidade é fazer uma observação sobre o nosso Criador, não sobre nós. “Levantai ao alto os vossos olhos, e vede quem criou estas coisas; foi aquele que faz sair o exército delas segundo o seu número; ele as chama a todas pelos seus nomes; por causa da grandeza das suas forças, e porquanto é forte em poder, nenhuma delas faltará.” (Isaías 40:26).

Deus no centro

O desejo mais profundo do coração humano é conhecer e desfrutar da glória de Deus. Nós fomos feitos para isso. “Traga meus filhos de longe e minhas filhas do fim da terra. . . a quem criei para minha glória ”, diz o Senhor (Isaías 43: 6–7). Ver, saborear e mostrar Sua glória – é por isso que existimos. Os trechos inimagináveis ​​e não rastreados do universo criado são uma parábola sobre as inesgotáveis ​​“riquezas de sua glória” (Romanos 9:23). O olho físico deve dizer ao olho espiritual: “Não é isso, mas o Criador disso, o Desejo da sua alma.” Paulo disse: “Alegramo-nos na esperança da glória de Deus” (Romanos 5: 2). Ou, mais precisamente, ele disse que estávamos “preparados de antemão para a glória” (Romanos 9:23). É por isso que fomos criados – para que Ele “fizesse conhecidas as riquezas de sua glória por vasos de misericórdia” (Romanos 9:23).

A ânsia em todo coração humano é uma dor por isso. Mas nós a reprimimos e não achamos adequado ter Deus em nosso conhecimento (Romanos 1:28). Portanto, toda a criação caiu em desordem. O exemplo mais importante disso na Bíblia é a desordem de nossas vidas sexuais. Paulo diz que a troca da glória de Deus por outras coisas é a causa raiz da desordem homossexual (e heterossexual) de nossos relacionamentos. “Suas mulheres trocaram relações naturais por aquelas que são contrárias à natureza. . . os homens também abandonaram as relações naturais com as mulheres e foram consumidos com paixão um pelo outro ”(Romanos 1: 26–27). Se trocarmos a glória de Deus por coisas menores, Ele nos entregará a vividas parábolas de depravação – as outras trocas que refletem, em nossa miséria, a derradeira liquidação.

O ponto é o seguinte: fomos feitos para conhecer e valorizar a glória de Deus acima de todas as coisas; e quando trocamos esse tesouro por imagens, tudo fica desordenado. O sol da glória de Deus foi feito para brilhar no centro do sistema solar de nossa alma. E quando isso acontece, todos os planetas de nossa vida são mantidos em sua órbita adequada. Mas quando o sol é deslocado, tudo se desfaz. A cura da alma começa restaurando a glória de Deus ao seu lugar flamejante e todo atraente, no centro.

Esfomeados por glória

Todos nós estamos famintos pela glória de Deus, não por nós mesmos. Ninguém vai ao Grand Canyon para aumentar a autoestima. Por que lá vamos? Porque há maior cura para a alma em contemplar o seu esplendor do que em contemplar o “eu”. De facto, o que poderia ser mais ridículo em um universo vasto e glorioso como esse que um ser humano, na mancha chamada terra, diante de um espelho, tentando encontrar significado em sua própria autoimagem? É uma grande tristeza que este seja o evangelho do mundo moderno.

Mas não é o evangelho cristão. Nas trevas da insignificante auto-preocupação brilhou “a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus” (2 Coríntios 4: 4). O evangelho cristão é sobre “a glória de Cristo”, não sobre mim. E quando se trata – em alguma medida – de mim, não se trata de eu ser feito grande por Deus, mas de Deus misericordiosamente me permitir regozijar Nele para sempre.

Maior Bem do Evangelho

Qual foi a coisa mais amorosa que Jesus pôde fazer por nós? Qual foi o objetivo final, o bem maior, do evangelho? Redenção? Perdão? Justificação? Reconciliação? Santificação? Adoção? Todas essas grandes maravilhas não significam simplesmente algo maior? Algo final? Algo que Jesus pediu que seu Pai nos desse? “Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a minha glória que me deste” (João 17:24).

O evangelho cristão é “o evangelho da glória de Cristo” porque seu objetivo final é que veremos, saborearemos e mostraremos a glória de Cristo. Pois isso não é outra coisa senão a glória de Deus. ” o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa” (Hebreus 1: 3). “Ele é a imagem do Deus invisível” (Colossenses 1:15). Quando a luz do evangelho brilha em nossos corações, é “a luz do conhecimento da glória de Deus na face de Jesus Cristo” (2 Coríntios 4: 6). E quando “nos alegramos na esperança da glória de Deus” (Romanos 5: 2), essa esperança é “nossa bendita esperança, o aparecimento da glória de nosso grande Deus e Salvador Jesus Cristo” (Tito 2:13). A glória de Cristo é a glória de Deus.

Em certo sentido, Cristo deixou de lado a glória de Deus quando veio: “E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse.” (João 17: 5). Mas, em outro sentido, Cristo manifestou a glória de Deus em sua vinda: “O Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos sua glória, glória como do único Filho do Pai, cheio de graça e verdade” (João 1:14). Portanto, no evangelho, vemos e saboreamos “a glória de Deus na face de Jesus Cristo” (2 Coríntios 4: 6). E esse tipo de “visão” é a cura de nossas vidas desordenadas. “Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem” (2 Coríntios 3:18).

Uma oração

Ó Pai da glória, este é o clamor de nossos corações – ser mudados de um grau de glória para outro, até que, na ressurreição, na última trombeta, estejamos completamente conformados à imagem de teu Filho, Jesus Cristo, nosso Senhor. Até lá, desejamos crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor, especialmente no conhecimento de sua glória. Queremos vê-lo tão claramente quanto vemos o sol e saboreá-lo tão profundamente quanto o nosso prazer mais desejado. Ó Deus misericordioso, inclina nossos corações à tua palavra e às maravilhas da tua glória. Desamarra-nos de nossa obsessão por coisas triviais. Abre os olhos de nossos corações para ver todos os dias o que o universo criado está a dizer sobre tua glória. Esclarece nossa mente para ver a glória de teu Filho no evangelho. Acreditamos que tu és o Todo-Glorioso, e que não há ninguém como tu. Ajuda a nossa incredulidade. Perdoa a perambulação de nossas afeições e a atenção indevida que damos às coisas menores. Tem piedade de nós por amor de Cristo e cumpre em nós teu grande desígnio para exibir a glória de tua graça. Em nome de Jesus, oramos, amém.

Artigo original por John Piper em :https://www.desiringgod.org/interviews/whats-the-deepest-desire-of-my-heart

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: