Deus nunca esgota

Eu realmente amo a pergunta de hoje: “Olá, Pastor John.Meu nome é Alex e moro em Alabama.Eu estava pensando hoje sobre todas as coisas que acabam por esgotar.O dinheiro se esgota, a comida se esgota, o sexo esgota, os carros se esgotam, o tempo acaba e as pessoas ficam sem tempo e morrem.Mas Deus nunca esgota.Você pode elaborar sobre esse assunto?Parece um lembrete para não confiar nas coisas, mas no Deus eterno.” Estou tão ansioso por esta pergunta. Estou tão grato que Alex simplesmente abriu a porta para eu falar sobre a inesgotabilidade de Deus. Aqui estão alguns motivos pelos quais estou tão animado para falar sobre isso.

Fonte Inesgotável

Um deles é que minha introdução à teologia reformada cinquenta anos atrás não foi principalmente por meio de fontes teológicas secundárias, mas por meio de textos da Bíblia que elevavam a auto-suficiência e a inesgotabilidade de Deus tão alto quanto possível. Em outras palavras, o que me impressionou é que na própria divindade de Deus, Ele é absolutamente livre, absolutamente autossuficiente. Ele não tem necessidades externas a si mesmo, mas é completa e eternamente suficiente em si mesmo, e não apenas suficiente, mas um Vesúvio de alegria na comunhão da Trindade, de modo que Ele não tem absolutamente nenhuma necessidade de mim, mas é tão completo que Ele é propenso a transbordar como um rio de prazeres para aqueles que O terão como seu tesouro supremo. Aquela imagem de Deus, anos atrás, na Bíblia, foi fascinante para mim.

A segunda razão pela qual este é um convite de ouro para mim é que, anteontem, recebi um e-mail de um amigo que passou anos em tempos muito, muito difíceis. Ele queria me agradecer, mesmo que eu tenha feito parte dos tempos difíceis, por algo de uma mensagem de anos atrás. Vou apenas citar o que ele me enviou: “Graça é o transbordamento da autossuficiência de Deus. Então, você não pode ter graça se não tiver um Deus total, infinitamente, gloriosamente satisfeito consigo mesmo, todo-suficiente e transbordante, que não precisa de você de forma alguma. ” Essa é a imagem de Deus pela qual ele foi sustentado. Esse é o significado da graça que o segurou e o impediu de naufragar sua fé. Graça é o transbordamento da autossuficiência de um Deus que não precisa dele.

Isso é graça: é o transbordamento de uma fonte inesgotável, o que significa que a única maneira de nos relacionarmos com Deus para que Ele se agrade e isso O glorifique, não é arrastando baldes de trabalho humano montanha acima e despejando nosso suprimento em a pura e inesgotável nascente da montanha de Deus, mas antes caindo com o rosto exausto, e colocando nossa fé e nosso rosto na água, e chegando e dizendo: “Ah, isso é tão bom. Obrigado, Deus, pela abundância que você é para mim.”

Doador de tudo

Agora que já gastei metade do meu tempo a dizer porque estou tão animado para falar sobre essa questão, vamos considerar, no tempo que resta, apenas algumas passagens da Escritura que celebram a plenitude de Deus a ponto de Ele não precisar de nós de forma alguma, e onde seria uma ofensa a Ele se tentássemos nos tornar seus benfeitores. Por exemplo, Atos 17:25: “[Deus não é] servido por mãos humanas, como se precisasse de alguma coisa, visto que ele mesmo dá a toda a humanidade a vida e o fôlego e tudo.”

E isso não é verdade apenas em relação a Deus Pai; é verdade em relação a Cristo quando Ele vem ao mundo. Marcos 10:45: “O Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos.” Nós não o servimos – Ele nos serve, ou morremos.

Romanos 11: 34–36: “Quem conheceu a mente do Senhor ou quem foi seu conselheiro?” Ninguém – você não pode dar um conselho a Deus. “Ou quem deu um presente a ele para que ele pudesse ser reembolsado?” Ninguém – você não pode emprestar nada a Deus para colocá-lo em dívida consigo. Porquê? “Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.”

Dono da Terra

Ou Salmo 50: 10-15 – Spurgeon chama isso de “texto de Robinson Crusoé” porque, se você ler esse romance, você percebe que Crusoe usou esses .

 Cada besta da floresta é minha, o gado em mil colinas. . . .

 Se eu estivesse com fome, não te diria, pois o mundo e sua plenitude são meus.

Eu como a carne de touros ou bebo o sangue de cabras?

Ofereça a Deus um sacrifício de ação de graças, e cumpra seus votos ao Altíssimo, e invoca-me no dia da angústia; Eu te livrarei, e você me glorificará. (Salmo 50:10, 12-15)

Isso é incrível. Então, como glorificamos um Deus que não tem absolutamente nenhuma necessidade e tem todos os recursos em si mesmo? Resposta: Por não serem seus benfeitores, mas seus suplicantes. Pedindo-Lhe ajuda. Então, obtemos libertação; Ele obtém a glória. Ou como diz o salmo: “Eu te livrarei, e tu me glorificarás”. “Você obtém a libertação; Eu fico com a glória.”

Isso é o que me surpreendeu anos atrás: quanto maior Deus fica, mais autossuficiente Ele se torna e quanto menos precisa de mim, mais engenhoso Ele pode ser para mim e mais riquezas de glória Ele tem para derramar livremente sobre mim, e mais glorioso Ele parece quando encontramos nossa alegria Nele. Que Deus! É exatamente assim que Deus deseja que experimentemos sua plenitude e autossuficiência absolutas. Ele quer que o experimentemos como fonte de graça inesgotável.

Ajudador do Cansado

Ouça a maneira como Isaías 40:28 faz a conexão:

O Senhor é o Deus eterno,

o Criador dos confins da terra.

Ele não se cansa nem se fatiga; seu entendimento é insondável.

Qual é a consequência de toda essa autossuficiência?

Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor . . .

Eles subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão. (Isaías 40:29, 31)

 Portanto, a mão inesgotável de Deus é uma boa notícia para os exaustos.

Sustentador do Humilde

Lembro-me daqueles primeiros dias, quando fiquei surpreso pela primeira vez com esse tipo de Deus auto-suficiente, inesgotável e transbordante, duas de minhas passagens eram 2 Crônicas 16: 9 e Isaías 64: 4.

Os olhos do Senhor correm de um lado para o outro por toda a terra, para dar um forte apoio àqueles cujo coração é irrepreensível para com ele. (2 Crônicas 16: 9)

Em outras palavras, Ele está à procura – na verdade, está à procura – de qualquer um que seja humilde o suficiente e fraco o suficiente para deixá-Lo ser forte por ele.

Desde a antiguidade ninguém ouviu ou percebido pelo ouvido, nenhum olho viu um Deus além de você, que age por aqueles que esperam Nele. (Isaías 64: 4)

Em outras palavras, a singularidade de Deus – ninguém viu um Deus como este – é que em sua plenitude transbordante, Ele tem prazer em trabalhar para nós, em vez de nos deixar trabalhar para Ele. O doador recebe a glória.

Não precisa de ajuda

Portanto, não é de surpreender que esse tipo de Deus absolutamente autossuficiente, inesgotável e transbordante é de onde vem o evangelho, o evangelho da nossa salvação. Para aqueles que não têm absolutamente nenhuma maneira de se salvar, Ele diz,

Ó VÓS, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde, comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite.
(Isaías 55: 1)

É como a oficina mecânica pela qual passei a correr por anos até que ela fechou recentemente. Tinha uma placa permanente de “Procura-se ajuda” pregada na parede na lateral do prédio. Cada vez que eu passava, quase havia uma grande e permanente placa de “Procura-se ajuda”. Mas alguns dias havia uma grande linha diagonal vermelha através da placa com um grande Não no meio: “Não precisa de ajuda”. E eu costumava pular de alegria enquanto corria, dizendo: “Esse é o meu Deus! Esse é o meu evangelho! Não precisa de nenhuma ajuda. Não precisa de ajuda. Nenhuma ajuda exigida. “Existo para ser inesgotável e para ajudar aqueles que confiam em mim. Essa é a minha glória. ‘Essa é a glória do evangelho. “

Então amém, Alex. Tudo o resto se esgota, como você disse. Mas Deus nunca se esgota. Ele estará dando e dando e dando por toda a eternidade à medida que recebermos e recebermos e recebermos como criancinhas com alegria.

Artigo original por John Piper (@JohnPiper) em : https://www.desiringgod.org/interviews/god-never-runs-out

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: