Modéstia: O que a Bíblia ensina?

A verdadeira liberdade é encontrada em Cristo e na jubilosa obediência à totalidade das Escrituras

Recentemente, vários líderes cristãos foram criticados por postagens nas redes sociais sobre modéstia. Eles exortaram as senhoras a “taparem-se” para seus irmãos em Cristo e rapidamente foram criticados. Pode ser controverso sugerir quaisquer “limites” nas roupas de uma mulher, especialmente em uma época em que o empoderamento de uma mulher parece ser expresso pela quantidade de pele que ela mostra. Mas antes de mergulharmos neste debate, devemos realmente perguntar: “O que a Bíblia ensina?” E a resposta é encorajadora para os cristãos de ambos os sexos!

Roupas depois da queda

Génesis 1:27 deixa claro que tanto homens quanto mulheres são criados à imagem de Deus – portanto, seja o que for que a Bíblia ensine sobre roupas, isso não significa que as mulheres sejam menos valiosas. Tanto homens como mulheres são portadores da imagem de Deus. Génesis 2 relata a criação de Adão e a criação de Eva a partir de sua costela. Génesis 2:25 diz: “E o homem e sua mulher estavam nus e não se envergonhavam”. Antes do pecado, não havia necessidade de roupas; não havia nada para ser modesto!

No entanto, imediatamente depois que Adão e Eva pecaram, “abriram-se os olhos de ambos, e souberam que estavam nus. E costuraram folhas de figueira e fizeram tangas” (Génesis 3:7). Algo sobre a presença do pecado tornou necessário cobrir sua nudez. Muitas pessoas vão ensinar que tinham vergonha de ficar nuas na frente umas das outras, mas o contexto sugere que essa não era a única, e talvez nem mesmo a principal, preocupação. Primeiro, Adão e Eva tiveram filhos, e a Bíblia também indica que não há nada de vergonhoso no leito conjugal (Hebreus 13:4). Em segundo lugar, o que se segue mostra que as folhas esconderam seus corpos, mas não resolveram seu problema real.

Quando ouviram Deus andando no jardim, eles se esconderam. Quando Deus os procurou, Adão respondeu que se escondia porque estava nu. Isso significava que Adão sabia que sua cobertura não era suficiente, agora que ele era pecador, não podia estar diante de Deus.

O julgamento de Deus sobre o pecado de Adão continha dois pontos brilhantes de misericórdia. Primeiro, Eva teria filhos — e um de seus descendentes derrotaria de uma vez por todas a serpente que a enganou. Segundo, Deus os vestiu com roupas de pele. O instinto de nossos primeiros pais de se cobrirem estava correto, mas eles não podiam fornecer uma cobertura suficiente para o seu próprio pecado – ela tinha que ser providenciado por Deus.

A nudez e a vergonha andam juntas a partir de então. Quando Noé ficou bêbado e foi descoberto em sua tenda, entendeu-se que era um estado vergonhoso. Enquanto Cam aproveitou para zombar de seu pai, seus irmãos mais velhos entenderam que a resposta certa era cobrir seu pai sem sequer olhar para ele naquela condição vulnerável.

Novo Testamento

O Novo Testamento tem duas passagens principais relacionadas à modéstia. A primeira é 1 Timóteo 2:8-10:

Quero, pois, que os homens orem em todo o lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda.
Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos,
Mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras.

É útil observar o contexto do comando de modéstia. Ela é marcada por duas indicações de que a ordem de Paulo é universal e não específica ao contexto da congregação de Timóteo. Primeiro, ele tem orientação sobre como os homens devem agir “em todos os lugares”. Sua direção para as mulheres começa com “da mesma forma”, indicando que é igualmente universal. Em segundo lugar, ele fundamenta seu ensino na própria ordem da criação.

A orientação de Paulo para as mulheres sobre modéstia tem muito mais a ver com a proibição de roupas excessivamente caras e extravagantes que mostram riqueza do que roupas sexualmente sugestivas. Mas se estudarmos o contexto do mundo antigo, as prostitutas antigas se adornariam de maneira excessivamente extravagante para se tornarem atraentes para seus clientes, de modo que pode haver mais sobreposições do que é imediatamente aparente.

A questão não é se uma mulher se deve adornar, mas em que deve consistir esse adorno. As mulheres cristãs, de acordo com Paulo, devem ser adornadas com “traje honesto com pudor e modéstia” e “boas obras”. Quando homens e mulheres seguem os mandamentos de Paulo aqui, o efeito na igreja é que temos um testemunho melhor para aqueles que estão fora da igreja.

1 Pedro 3:1–4 contém uma exortação semelhante:

Igualmente, esposas, sujeitem-se a seus próprios maridos, para que, mesmo que alguns não obedeçam à Palavra, sejam ganhos sem palavras pela conduta de suas esposas, quando virem sua conduta respeitosa e pura. Não deixe que o seu adorno seja externo – o trançado de cabelos e o uso de joias de ouro, ou as roupas que você usa – mas que o seu adorno seja a pessoa oculta do coração com a beleza imperecível de um espírito manso e quieto, que à visão de Deus é muito preciosa.

Esta exortação à modéstia é também um ensinamento universal, mas aplicado a uma situação específica. Pedro está se dirigindo a mulheres casadas com incrédulos. Talvez elas tenham se casado como incrédulos e a esposa tenha se convertido, ou talvez um crente tenha um casamento arranjado por uma família incrédula com um incrédulo. Uma mulher em tal situação, diz Pedro, deveria deixar seu comportamento influenciar o marido. A descrição de Pedro sobre com o que uma mulher deve e não deve se adornar, e por que, é muito semelhante à de Paulo.

Tanto Paulo quanto Pedro exortam as mulheres a se vestirem de modo que o que é realmente valioso – seu caráter piedoso e boas obras – seja o que as pessoas notem. Isso não significa que as mulheres devem usar apenas roupas monótonas! A Bíblia tem retratos positivos de mulheres lindamente adornadas (Gênesis 24:22–30; 2 Samuel 13:18; Provérbios 31:21–22). Mas quando a roupa de alguém é excessivamente ostensiva ou chama a atenção, isso prejudica nosso testemunho cristão.

Aplicações modernas

Mesmo no mundo secular, as empresas impõem códigos de vestimenta para garantir que seus funcionários reflitam a mensagem da empresa. Vestir-se modestamente, tanto na quantidade do corpo coberto quanto na moderação de bom gosto da ornamentação, é considerado profissional e atencioso com colegas de trabalho e clientes.

Como cristãos, podemos ser chamados a compartilhar o evangelho a qualquer momento. O que nossas roupas dizem aos outros sobre o Deus que adoramos? Sugiro que, ao considerarmos nossos guarda-roupas, existam alguns padrões bíblicos:

A roupa foi dada originalmente a Adão e Eva como cobertura para o pecado. Como cristãos, nossos pecados são cobertos pelo sangue de Cristo. No entanto, isso não diminui o ponto de que nossas roupas devem nos cobrir adequadamente.

A roupa não deve atrair a atenção por si só. Ambas as passagens de modéstia mencionam explicitamente modas excessivamente extravagantes e que mostrariam a riqueza de uma mulher. Devemos nos vestir com modéstia de bom gosto.

Os cristãos são chamados a compartilhar o evangelho com os outros, e isso se aplica igualmente às mulheres! Devemos estar vestidos de maneira apropriada para representantes de Cristo, para que, se surgir uma oportunidade para uma conversa sobre o evangelho, nossas roupas não prejudiquem ou distraiam nossa mensagem.

Pode ser aparente que um foco comum de artigos de modéstia não foi discutido até agora. Muitas pessoas se concentram no efeito que as roupas femininas podem ter nos homens. No entanto, os homens inclinados à luxúria não param a luxúria simplesmente porque as mulheres se cobrem mais (caso contrário, o uso universal da burca poderia ser a solução!), e as passagens de modéstia nos mostram que as mulheres devem ser modestas por causa de seu relacionamento com Deus, não principalmente para impedir os homens de cobiçar. (Deve-se notar também que a Bíblia em nenhum lugar torna as mulheres responsáveis ​​pela luxúria dos homens.) Com as preocupações acima em mente, uma mulher cristã obviamente evitará se comportar de uma maneira (que incluirá usar roupas intencionalmente reveladoras) que convide a atenção dos homens, o que é abordado nas Escrituras e fortemente condenado (Provérbios 7:10-23).

Em suma, as mulheres são responsáveis ​​por se vestir de maneira que reflita seu relacionamento com Deus e dê uma boa impressão como suas representantes. Isso exclui vestir-se para chamar a atenção para nossos corpos ou para provocar intencionalmente atenção masculina inadequada. Os homens são ordenados em termos igualmente fortes contra a luxúria (Mateus 5:28).

Conclusão

Ensinar sobre modéstia é muitas vezes ridicularizado pela cultura moderna, como se seguir os mandamentos da Bíblia forçasse as mulheres a se vestirem com roupas pouco atraentes. Às vezes também somos de contribuir para a opressão das mulheres. No entanto, como cristãos, acreditamos que a verdadeira liberdade é encontrada em Cristo e na alegre obediência à totalidade das Escrituras.

O cristianismo ensina às mulheres muitas coisas que estão em contradição direta com a cultura de hoje, que muitas vezes distorce os ensinamentos da Bíblia, então a comunhão umas com as outras, onde podemos ser encorajadas em nossa fé, é vital! A conferência Answers for Women de 2022 é uma excelente oportunidade para se reunir com mulheres que pensam da mesma forma e receber excelentes ensinamentos de uma variedade de apresentadores sobre como permanecer enraizado em um mundo distorcido. Se você não puder vir, por que não ver uma transmissão ao vivo para as mulheres em sua igreja e se reunir localmente?

Não devemos nos surpreender quando nos destacamos contra a cultura como resultado de seguir os mandamentos das Escrituras. Também não devemos nos surpreender quando a cultura é hostil aos ensinamentos da Bíblia e àqueles que a levam a sério. Em vez disso, devemos estar preparados para explicar por que somos diferenciados e aproveitar todas as oportunidades para o evangelho que se abrem!

Artigo original por Liz Abrams em : https://answersingenesis.org/christianity/values/modesty-what-does-bible-teach/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: