Porque os Evangelhos de Marcos e João não mencionam que Jesus era de Belém?

O silêncio deles equivale a uma contradição bíblica?

Num artigo crítico de 2021 sobre se Jesus realmente nasceu em Belém, uma das declarações mais reveladoras do autor é esta:

As diferentes visões dos Evangelhos podem ser difíceis de conciliar. Mas como estudioso do Novo Testamento, o que defendo é que os Evangelhos oferecem uma visão importante das visões greco-romanas da identidade étnica, incluindo genealogias. Hoje, as genealogias podem trazer mais consciência do histórico médico da família ou ajudar a descobrir familiares perdidos. Na era greco-romana, histórias de nascimento e reivindicações genealógicas foram usadas para estabelecer direitos de governar e vincular indivíduos com suposta grandeza ancestral.

Os relatos do nascimento de Jesus são quase impossíveis de reconciliar?

O autor então cita outro estudioso que também tem uma visão baixa da inerrância.

As diferenças entre Mateus e Lucas são quase impossíveis de reconciliar, embora compartilhem algumas semelhanças. John Meier, um estudioso do Jesus histórico, explica que o “nascimento de Jesus em Belém não deve ser considerado um fato histórico”, mas uma “afirmação teológica colocada na forma de uma narrativa aparentemente histórica”. Em outras palavras, a crença de que Jesus era descendente do rei David levou ao desenvolvimento de uma história sobre o nascimento de Jesus em Belém.

Tomando esta última citação primeiro, os dois relatos não são “quase impossíveis” de reconciliar, especialmente quando vistos com precisão como sequenciais, não ambos descrevendo exatamente o mesmo evento ao mesmo tempo. Os dois artigos Cronograma de Natal do Relato Bíblico e Jornalista Conservador Popular Ataca o Génesis e o Nascimento de Cristo mostram claramente que os relatos podem ser facilmente harmonizados e que o autor de notícias Yahoo! está deixando escapar seus preconceitos preconcebidos.

Entendendo mal a sequência de eventos

Em segundo lugar, o relato de Mateus enfatiza que Jesus era descendente do rei David e, visto que ele estava a escrever para um público principalmente judeu, isso é preciso e também muito apropriado. Lucas, é claro, regista a genealogia de Jesus através da linhagem de Maria, então ainda há uma ligação direta com David. Mas a genealogia de Lucas não passa por Salomão, mas por Natã. No entanto, ao contrário da afirmação do autor do artigo, Mateus não apenas “desenvolve sua história” para se adequar à narrativa da descendência de Jesus de David, ele usa genealogias para documentar isso e utiliza grandes quantidades de profecia do Antigo Testamento para mostrar que isso é verdade, além de registar os eventos reais do nascimento de Jesus.

Mas, para analisar a questão logicamente, digamos (para fins de argumentação) que você leu dois livros de relatos de testemunhas oculares sobre a história da Batalha de Midway (da Segunda Guerra Mundial). Você esperaria que eles fossem idênticos? Claro que não – um autor pode ter estado na Marinha e outro nos Marines. Eles teriam sido anexados a diferentes esquadrões e atacado alvos diferentes, ou talvez um estivesse na ilha de Midway quando os ataques aconteceram etc. Supondo que ambos sejam verdadeiros e precisos, eles não se contradizem, mas oferecem perspetivas, linhas do tempo e sequências de eventos muito diferentes devido às suas observações. Alguém pode não se importar em relatar quantos navios ele atingiu ou quantos aviões ele derrubou, mas se concentra mais em planos estratégicos gerais; enquanto o outro pode entrar em detalhes intrincados sobre esses aspetos. Um observador terrestre pode relatar como os soldados reagiram ao ataque inicial e quais planos foram feitos a seguir. Seria tolice (e extremamente presunçoso) dizer a esses dois autores testemunhas oculares que eles “não conseguem esclarecer sua história” e assumir que alguém deve estar embelezando (ou mentindo) porque ambos os relatos não se relacionam exatamente com o mesmo material. Quão mais tolo é supor que o Espírito Santo não pode contar um evento de diferentes perspetivas através de dois autores diferentes, especialmente quando os eventos que cercam o nascimento de Jesus e a visita dos magos podem estar separados por meses a um ano em tempo?

Os escritores do Evangelho não sabiam ou não se preocupavam com o local onde Jesus nasceu?

Outra declaração falsa no artigo da Yahoo! é que “Os Evangelhos de Marcos e João revelam que eles tiveram problemas para ligar Belém a Jesus, não conheciam seu local de nascimento ou não estavam preocupados com esta cidade”. Em primeiro lugar, o Evangelho de Marcos começa com o ministério de Jesus, começando com seu batismo por João Batista. O Evangelho de João começa com Jesus como o Filho preexistente de Deus que criou todas as coisas “no princípio”, mas logo passa para o batismo de Jesus e o primeiro milagre. Tanto Marcos quanto João estão iniciando seus relatos evangélicos quando Jesus tinha cerca de trinta anos, então eles não estão preocupados em relatar os eventos do nascimento de Jesus.

Novamente, para uma analogia comparativa, você pode olhar para centenas de livros sobre Abraham Lincoln, e a maioria o identificará como um senador de Illinois que se tornou presidente. Alguns podem até mencionar sua juventude em Indiana. Mas apenas alguns poucos mencionam que ele nasceu em Hodgenville, Kentucky. Na verdade, não é incomum ler relatos com este texto de introdução principal: “Lincoln nasceu na pobreza em uma cabana de toras e foi criado na fronteira principalmente em Indiana. Ele foi autodidata e tornou-se advogado, líder do Partido Whig, legislador estadual de Illinois e congressista dos Estados Unidos por Illinois.”1 No entanto, a cidade natal de Lincoln e seus primeiros seis anos foram passados em Kentucky. Illinois pode ser chamada de “Terra de Lincoln”, mas apenas porque o tempo que ele passou em seu estado de nascimento foi curto e pouco conhecido pelos outros. No entanto, não estou a sugerir que os escritores do Evangelho não sabiam que Jesus nasceu em Belém – Marcos e João simplesmente não viram razão para mencioná-lo diretamente.

Um Profeta Maior que Jonas Está Aqui

Considere também que Marcos consistentemente relata relatos onde as pessoas chamam Jesus de “filho de David” e em Marcos 12:35–37, Jesus relata que, embora o Messias seja filho de David, Davi o chama de “Senhor” nas Escrituras, significando que esse filho de David é Deus. E João (7:42) documenta um debate em que as pessoas argumentam sobre Jesus ser da Galileia e não de Belém. O que é frequentemente mencionado aqui (como no artigo do Yahoo!) é que João não corrige isso comentando editorialmente sobre esse ponto. Mas eles não percebem que ele faz isso de uma maneira muito sutil. Em João 7:52, ele regista a resposta dos fariseus a Nicodemos: “Eles responderam: ‘Você também é da Galileia?Procurai e vede que não surje nenhum profeta da Galileia.’” No entanto, eles estavam errados, porque em 2 Reis 14:25, lemos: “Ele [Jeroboão II] restaurou a fronteira de Israel desde Lebo-Hamate até o Mar doArabá, conforme a palavra do Senhor, Deus de Israel, que ele falou por meio de seu servo Jonas, filho de Amitai, o profeta, que era de Gate-Hefer.” Neste versículo, João regista sua própria declaração e a usa contra eles como um golpe de escárnio aos fariseus que se esqueceram de lembrar que Jonas era da Galileia (Gate-Hefer fica no oeste da Galileia, apenas alguns quilómetros ao norte de Nazaré).

Se eles não conseguiam estar corretos sobre a origem de um profeta cujo local de nascimento foi registado em suas Escrituras escritas, como eles poderiam ter tanta certeza de que Jesus não nasceu em Belém, mas foi criado na Galileia? Ironicamente, a quem Jesus mais ligou seu ministério profético? Jonas — conforme registado em Mateus 12:39–41:

Mas ele respondeu: — Uma geração perversa e adúltera pede um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, senão o do profeta Jonas.
Porque assim como Jonas estevetrês dias e três noites no ventre do grande peixe, assim o Filho do Homem estará três dias e três noites no coração da terra.
Ninivitas se levantarão, no Juízo, com esta geração e a condenarão, porque se arrependeram com a pregação de Jonas.E aqui está quem é maior do que Jonas.

E novamente, em Lucas 11:29-30:

Visto que aumentavam as multidões em volta dele, Jesus começou a dizer: — Esta é uma geração perversa! Pede sinal; mas nenhum sinal lhe será dado, senão o de Jonas.
Porque, assim como Jonas foi sinal para os ninivitas,o Filho do Homem o será para esta geração.
Conclusão
O artigo de notícias da Yahoo! está cheio de cegueira deliberada para atender à suposição a priori do autor de que a Escritura não é a inspirada e inerrante Palavra de Deus. Este autor e outros “estudiosos críticos” (infelizmente, principalmente professores universitários do Novo Testamento) tentam minimizar a inspiração divina e tentar forçar uma narrativa de homens inventando histórias para desenvolver sua própria ideologia. Mas a própria Escritura desmascara essa ideia: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir e para instruir em justiça” (2 Timóteo 3:16) e “Porque nenhuma profecia jamais foi produzida pela vontade do homem, mas os homens falaram da parte de Deus movidos pelo Espírito Santo” (2 Pedro 1:21).

Artigo original por Troy Lacey em : https://answersingenesis.org/contradictions-in-the-bible/mark-john-jesus-from-bethlehem/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers gostam disto: