Adoração não é sobre si. O que aprendi depois de anos a liderar

O ano era 1997. Depois de servir como pastor por doze anos, estava a assumir um cargo novo numa grande igreja na área de Washington, DC. Meu foco seria menos no cuidado pastoral e mais na música e na adoração. Depois de me formar em piano, fazer turnê com uma banda cristã, liderar o culto congregacional por mais de vinte anos e aparecer em alguns álbuns de louvor, pensei que não poderia estar mais preparado.

Alguns meses depois de chegar, meu pastor sénior, C.J. Mahaney, entrou no escritório com três livros que queria que eu lesse. Um deles era Engaging with God: A Biblical Theology of Worship, de David Peterson, um autor de quem eu nunca tinha ouvido falar. Parecia mais académico do que a maioria dos livros sobre adoração, e Peterson não parecia ser um músico. Mas eu sabia que C.J. só recomendaria livros que achava que me serviriam bem. Então eu mergulhei.

Na segunda página, encontrei esta citação:

A adoração é, então, essencialmente uma experiência ou sentimento?Deve ser identificado com um sentido especial da presença de Deus, ou com algum tipo de êxtase religioso ou com expressões de profunda humilhação diante de Deus?Há momentos especiais numa reunião cristã em que estamos verdadeiramente “adorando” a Deus?Os cultos da igreja devem ser medidos pela extensão em que permitem que os participantes entrem em tais experiências?Tal abordagem subjetiva é muitas vezes refletida nos comentários que as pessoas fazem sobre as reuniões cristãs, mas tem pouco a ver com o ensino bíblico sobre o assunto.(16)

Rabisquei “Boa pergunta” na margem. Com o passar dos meses, no entanto, e enquanto refletia sobre esse parágrafo, ficava cada vez mais inquieto com sua declaração final: “. . . tem pouco a ver com o ensino bíblico sobre o assunto”.

Fora do Santo dos Santos

Até então, eu tratava o culto principalmente como um “momento especial numa reunião cristã”. Normalmente acontecia depois de termos cantado duas ou três músicas. De repente, ficaríamos mais conscientes de que Deus estava connosco. Estávamos emocionalmente envolvidos e certos de que algo espontâneo estava para acontecer. Em nossa opinião, correspondia diretamente ao padrão do templo no Antigo Testamento. Começamos no pátio externo, passamos pelo pátio interno e finalmente entramos no Santo dos Santos. Como líder de adoração, procurei levar a igreja a essa experiência do “Santo dos Santos”.

Vinte e cinco anos depois, ainda aprecio e prevejo os tempos em que a igreja tem uma forte consciência de que o Santo de Israel está em nosso meio (Isaías 12:6), mas não defino mais a adoração dessa forma. Porque a Escritura não o faz.

A citação de Peterson me colocou cara a cara com minha teologia de adoração subdesenvolvida. Se a adoração não fosse definida por um “sentimento especial da presença de Deus, êxtase religioso ou profunda humilhação diante de Deus”, o que seria? Com o tempo, e pela graça de Deus, comecei a ver com mais clareza o que estava a perder, incluindo essas cinco lições valiosas.

1. A adoração não está centrada em mim.

Por mais que eu soubesse que a adoração era sobre Deus, de alguma forma consegui torná-la sobre mim: como eu me sentia, quão apaixonado eu era, o que sentia ou não sentia. E se não era sobre mim, era sobre nós. Eu tendia a medir a adoração pelo tamanho da multidão, volume ou quantas mãos foram levantadas. O que me escapou é que nossos desejos, planeamento e ações não são a essência da adoração. A essência tem ocorrido desde os tempos eternos, pois o Deus triúno se glorificou e se deleitou em si mesmo (João 17:5).

Na adoração, Deus nos convida a nos juntarmos a Ele no que Ele já está fazendo. Nossa resposta é iniciada por Deus, fundamentada na obra reconciliadora de Cristo e capacitada por seu Espírito (João 4:23–24; Efésios 2:18; Filipenses 3:3). Como Peterson continua dizendo: “A adoração aceitável não começa com a intuição ou inventividade humana, mas com a ação de Deus” (26). Nossa parte é participar alegremente da adoração perfeita de Jesus, que por meio de seu sacrifício de uma vez por todas tornou todas as nossas ofertas aceitáveis a Deus (1 Pedro 2:5).

2. A adoração não é definida por uma experiência musical.

Eu entendi anos atrás que a adoração se aplica a tudo na vida e não apenas ao canto. Mas meu vocabulário revelou (e ao mesmo tempo moldou) minha teologia. Declarações como: “A igreja estava realmente adorando na última música”, ou “Vamos voltar ao culto depois do sermão” ou “Se você se atrasar, perderá o culto”, reforçavam a equívoca ideia de que a adoração era uma experiência musical espiritualmente infundida que Deus abria e fechava como uma torneira.

À luz de nossa tendência de equiparar adoração com música, é impressionante que a Bíblia raramente junte os dois. Quando Job ouve que suas posses se foram e seus filhos morreram, o escritor bíblico diz que ele se prostra e adora (Jó 1:20). Em João 4, quando Jesus fala com a mulher samaritana no poço, sua descrição do tipo de adoração que o Pai está buscando não tem referências musicais (João 4:21–24). As várias palavras hebraicas e gregas que traduzimos como adoração na Bíblia estão associadas com reverência, serviço, submissão e honra – mas raramente com música.

Em outras palavras, cantar para Deus pode fazer parte de nossa adoração, mas nunca foi para ser o coração.

3. A adoração não começa e termina.

Na verdade, nunca deixamos de adorar. A qualquer momento, estamos direcionando nossas afeições, atenção e lealdade para o único Deus verdadeiro ou para ídolos que nunca podem nos satisfazer, confortar ou resgatar. Isso significa que venho a cada reunião de domingo já a adorar alguma coisa. Não preciso esperar que os acordes certos sejam tocados, as palavras certas sejam ditas ou a “atmosfera” certa se desenvolva.

Longe de ser um “momento especial numa reunião cristã”, a adoração que honra a Deus é o estado natural de nossos corações quando procuramos “fazer tudo para a glória de Deus” (1 Coríntios 10:31). Posso adorar a Deus cumprimentando um membro da igreja no domingo de manhã e continuar adorando enquanto elevo minha voz em cânticos de louvor (Hebreus 13:15–16). Dar dízimos e ofertas com alegria, ouvir atentamente o sermão e orar por um amigo após o culto são atos de adoração.

Mais especificamente, posso continuar a adorar a Deus enquanto recebo convidados para o almoço, limpo depois e tiro uma soneca no final da tarde. E minha adoração não para quando procuro fielmente exaltar a Cristo em minha casa, local de trabalho, escola ou bairro, exibindo um coração de servo agradecido que foi transformado pelo evangelho.

A Escritura fala de atos distintos de adoração (Salmo 29:2; Atos 13:2), mas todos eles ocorrem dentro do contexto mais amplo de nossa “adoração espiritual” de toda a vida (Romanos 12:1).

4. A adoração ainda é sobre a presença de Deus.

Embora a adoração possa não ser “identificada com um sentido especial da presença de Deus”, ainda é muito sobre a presença de Deus, sentida ou não.

Os que estão mais próximos do trono de Deus não podem deixar de estar num estado de admiração, gratidão, temor e, sim, adoração (Isaías 6:3; Apocalipse 4:8; 5:13–14). E embora possamos não sentir que estamos na presença de Deus em um determinado momento, Deus assentou aqueles que confiaram em Cristo “com ele nos lugares celestiais” (Efésios 2:6). Em Cristo, Deus nos trouxe “ao monte Sião e à cidade do Deus vivo, a Jerusalém celestial, e a inumeráveis anjos reunidos em festas” (Hebreus 12:22). O apóstolo Paulo pergunta aos crentes coríntios, assim como a nós: “Não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo que habita em vós, o qual recebestes da parte de Deus?” (1 Coríntios 6:19).

Estamos sempre na presença de Deus e vivemos coram deo, diante da face de Deus. Podemos confiar que suas promessas estarão connosco (Mateus 28:20; João 14:16; Hebreus 13:5). Mas quando nos reunimos, muitas vezes Deus soberanamente torna sua presença conhecida de maneiras mais experimentais (Atos 4:31; 1 Coríntios 12:7; 1 Coríntios 2:4; 1 Tessalonicenses 1:5). Seria contradizer a evidência bíblica dizer que a adoração na presença de Deus, no sentido amplo ou restrito, nunca move nossas afeições, nos faz “regozijar com uma alegria inexprimível e cheia de glória” (1 Pedro 1:8), convence nossos corações (1 Coríntios 14:24–25), nos leva a uma maior busca pela santidade (2 Coríntios 6:16–7:1), reforça nossa confiança (Hebreus 13:5–6) ou aprofunda nosso amor por Deus (1 Pedro 1:8).

O Espírito de Deus tende a se mover mais evidentemente quando nos reunimos, e devemos orar e ansiar por esses momentos. Mas essas não são as únicas vezes em que adoramos a Deus!

5. A adoração nunca terminará.

Adoramos a Deus quando fazemos o que quer que façamos, “em palavra ou em ação, em nome do Senhor Jesus, dando graças a Deus Pai por meio dele” (Colossenses 3:17). A adoração é uma resposta contínua habilitada pelo Espírito à autorrevelação de Deus que exalta sua glória em Cristo em nossas mentes, corações e vontades. Não requer música e não se pode limitar ao reino dos sentimentos (mas certamente pode envolver ambos!). A adoração é um presente gracioso de nosso Pai celestial, que nos convida, repetidas vezes, a encontrar Nele nossa maior alegria. A qualquer momento. Em qualquer lugar.

E a maior notícia de todas é que, para aqueles que foram lavados pelo sangue de Cristo, a adoração nunca, jamais terminará.

Artigo original por Bob Kauflin (@bkauflin) em : https://www.desiringgod.org/articles/worship-isnt-about-you

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers gostam disto: