Evangelho de João: Contando o tempo

Mateus, Marcos e Lucas são chamados de evangelhos “sinóticos”, o que significa simplesmente que eles olham para os eventos que registam do mesmo ponto de vista. Isso implica que o evangelho de João é diferente. Aqui nós olhamos para um pequeno ponto de diferença para ver que diferença isso realmente faz em nosso entendimento da Palavra.

Quem lê os evangelhos sinóticos com cuidado logo aprende que esses evangelistas contavam o tempo de maneira diferente de nós.

De acordo com o método de cálculo judaico, as horas do dia eram divididas em doze, contadas a partir do pôr do sol e do nascer do sol. Assim, a sexta hora não é 6h ou 18h, como poderíamos pensar; é meio-dia (ou meia-noite) — seis horas depois do nascer (ou pôr do sol). Da mesma forma, o dia judaico começava ao pôr do sol. Houve a noite, depois a manhã – um dia.

Esse conhecimento nos ajuda a ter uma compreensão mais precisa de alguns detalhes das histórias do evangelho. Assim, na parábola dos trabalhadores da vinha (Mateus 20:1-16), o proprietário contrata homens na terceira, sexta, nona e décima primeira hora do dia. O conhecimento dos métodos judaicos de contar as horas nos permite reconhecê-los como referências às 9h, 12h, 15h. e 17h respetivamente.

Da mesma forma, Marcos regista como Jesus curou a sogra de Pedro. Isso aconteceu depois de eles saírem da sinagoga, então podemos concluir com segurança que aconteceu no sábado judaico. Marcos então relata que “naquela tarde após o pôr do sol” o povo trouxe enfermos a Jesus (Marcos 1:32). Como o pôr do sol marcava o início de um novo dia judaico, vemos por que eles esperaram até depois do pôr do sol para trazer os enfermos: eles esperavam até que o sábado judaico terminasse. Sem esse conhecimento prévio, perderemos um ponto importante da narrativa.

Mas talvez tenhamos aprendido muito bem a lição sobre a cronometragem judaica, porque não é certo que todos os escritores do Novo Testamento contassem o tempo da mesma maneira. Na verdade, acredito que, se reconhecermos que João usou nosso sistema de contagem de horas em vez do sistema judaico, podemos entender muito melhor certos incidentes que ele regista.

Embora o cristianismo tenha surgido do mundo judaico, ele emergiu no mundo romano. E no mundo romano, embora o que chamaremos de método judaico de contar o tempo fosse amplamente empregado, o dia civil romano, usado, por exemplo, em contratos de datação e arrendamentos, contava o tempo a partir do meio-dia e da meia-noite. Por conveniência, chamaremos isso de método romano.

Na maioria dos casos em que João faz referência específica à escala de tempo, estamos simplesmente lidando com narrativas e não depende muito da questão de saber se João seguiu o método romano ou judaico de contar o tempo. Mas acreditamos que mesmo em narrativas simples é bom ter os fatos claramente implantados em nossas mentes porque isso torna a narrativa do evangelho mais vívida, mais memorável e mais útil. Se estamos lidando com a palavra de Deus, até os detalhes são importantes.

Queremos então examinar as várias passagens do evangelho de João onde o tempo é mencionado; interprete suas referências ao tempo de acordo com o que estamos chamando de método romano e veja que diferença isso faz para nossa compreensão das narrativas do evangelho. Esperamos também que isso nos ajude a ver como conhecer o contexto e a cultura de onde ou para onde a Bíblia veio pode ser útil para entender as Escrituras.

Os primeiros discípulos (1:35-39)

João Batista apontou Jesus como “o Cordeiro de Deus“. Dois dos discípulos de João ouvem-no dizer isto e seguem Jesus. Jesus vira-se e pergunta o que eles querem. À pergunta deles: “Onde você está hospedado?” Jesus responde: “Venha e você verá“. “Então eles foram e viram onde ele estava hospedado e passaram aquele dia com ele. Era cerca da hora décima“.

Na contagem judaica, “a décima hora” é 16h e o dia termina às 18h. É difícil ver em que sentido os discípulos “passaram aquele dia” com Jesus se o incidente ocorreu às 16 horas quando o dia acabou às 18h. Mas na contagem romana, isso acontece às 10h e passar o dia com Jesus é uma forma mais significativa de expressar o que aconteceu.

A Samaritana (4:6)

Jesus, em viagem com os seus discípulos, senta-se, cansado, junto ao poço da Samaria. Seus discípulos vão à cidade para comprar comida; enquanto isso, uma mulher samaritana sai para tirar água. “Era cerca da hora sexta“. São 12 horas (pelo método judaico de contagem) ou são 18 horas?

Diferentes imagens surgem dependendo de qual opção aceitamos. Na visão judaica, temos de explicar porque essa mulher vai buscar água em pleno calor do dia. Normalmente, a explicação dada é que, como uma mulher abertamente pecadora, ela foi tão rejeitada por seus companheiros que foi buscar água quando ninguém mais estava por perto.

Mas se você aceitar a visão romana, não há nada difícil de explicar. É o fim de um dia de trabalho. Jesus está, naturalmente, cansado de sua longa jornada; os discípulos, naturalmente, foram procurar comida; e a mulher, naturalmente, está tirando água em conexão com a refeição da noite.

Embora a imagem anterior – com seu foco na pecaminosidade da mulher – seja um bom material para o sermão, ela está lendo no texto algo não declarado. A segunda visão se encaixa muito bem com os costumes da época. Mas, em última análise, nossa visão dessa passagem depende se pensamos ou não que João geralmente usava o método judaico ou romano de contar o tempo.

O Oficial em Cafarnaum (4:46-54)

Jesus está em Caná da Galileia. Um oficial de Cafarnaum – uma cidade a cerca de 26 quilómetros de Caná – pede que Ele vá com ele e cure seu filho doente. Jesus procura melhorar a fé do homem e anuncia: “Pode ir, o seu filho viverá“. O oficial confia na palavra de Jesus e vai para casa. No dia seguinte, a caminho de casa, encontra mensageiros que lhe dizem que seu filho ficou bom no momento do encontro com Jesus: “a febre o deixou ontem à sétima hora“.

Novamente, a interpretação disso diz respeito apenas aos detalhes da história. No método judaico, somos confrontados com um estranho atraso. O pai ansioso é informado por Jesus às 13h (a sétima hora judaica) para ir para casa. No entanto, ele não se encontra com mensageiros que vêm ao seu encontro até algum tempo no dia seguinte. Sua confiança na palavra de promessa e ordem de Jesus, para não mencionar sua preocupação natural com seu filho, não o levaria a ir para casa o mais rápido possível? No entanto, se isso aconteceu às 13h ele certamente poderia ter feito progresso suficiente para casa naquele dia para encontrar seus criados voltando de casa com a notícia da recuperação de seu filho.

Se, no entanto, isso acontecesse na sétima hora romana – 19h00 — as horas de escuridão e as dificuldades de um caminho de montanha podem muito bem ter impedido o movimento até ao dia seguinte. Ao raiar do dia, ele corre para casa e encontra seus criados com a feliz notícia da recuperação de seu filho. As palavras “ontem às 19h.” são então facilmente explicáveis.

Todas essas instâncias referem-se a detalhes das histórias. Reconhecemos que eles podem ser explicados pelo método judaico de contar o tempo, mas aceitar o método romano torna um pouco mais fácil nossa compreensão do que aconteceu. Nos dois casos restantes, muito mais está em jogo.

Jesus perante Pilatos (19:13-14)←🔗

O relato de João sobre o julgamento e a crucificação de Jesus não se encaixa facilmente nos relatos sinóticos. Aqui, no entanto, lidamos apenas com uma discrepância aparente.

João regista que o julgamento perante Pilatos ocorreu “por volta da hora sexta“. Mas isso não parece se encaixar nos outros evangelhos. Eles têm Jesus pendurado na cruz até então e a escuridão caindo sobre a terra desde a hora sexta até a hora nona (Lucas 23:44). Além disso, Marcos diz que Jesus foi crucificado (isto é, preso à cruz) na terceira hora.

Se você acha que João usou o método judaico de registar o tempo, então você está com problemas aqui. A explicação mais clara é que João está usando o método romano de contar o tempo. Assim, de acordo com João, o julgamento de Jesus por Pilatos ocorre por volta das seis da manhã, não por volta do meio-dia (como seria exigido no método judaico). Assim, em vez de discordar dos outros evangelhos, a declaração de João coincide bem com eles. Marcos, por exemplo, faz com que o Conselho Judaico chegue a uma decisão “muito cedo pela manhã” (Marcos 15:1). É possível encaixar o julgamento de Pilatos em uma hora suficientemente cedo para que seja descrito como sendo “por volta da sexta hora“, por volta das 6 da manhã.

Adotar essa linha de interpretação permite que o testemunho dos evangelhos se encaixe perfeitamente e fornece um quadro mais coerente do que aconteceu.

Jesus Aparece aos Seus Discípulos (20:19-23)

Pode não ser aparente que esta passagem seja relevante para o nosso propósito: ela não faz nenhuma referência específica a uma hora do dia. Ela simplesmente regista a aparição de Jesus “na noite daquele primeiro dia da semana”. Por que mencionar esses versículos aqui? Pela simples razão de que isso foi depois do pôr do sol; para o judeu, portanto, o dia seguinte havia começado – já era segunda-feira. Portanto, João não pode estar a usar estilos de cálculo judaicos aqui se ele chama isso de primeiro dia da semana.

A palavra “tarde” pode se referir a um período antes ou depois do pôr do sol. Assim, em Mateus 14:15, “ao entardecer” parece referir-se ao fim da tarde, enquanto na passagem a que já nos referimos em Marcos 1:32, “tarde” é claramente declarado como sendo depois do pôr do sol. O significado de “tarde” deve ser decidido pelo contexto.

Nesse caso, a prova de que “tarde” se refere a um momento após o anoitecer vem do evangelho de Lucas, que não apenas regista esse evento, mas indica com mais exatidão a hora do dia em que ocorreu. Jesus aparece a dois discípulos a caminho de Emaús. Eles o obrigaram a entrar em sua casa porque era “quase noite”; o dia estava “quase no fim”. Então, temos de dar tempo para a preparação de uma refeição antes que os dois percebam que seu convidado é Jesus. Em seguida, eles voltam os 11 quilómetros da trilha da colina até Jerusalém, onde se encontram com os Onze e compartilham sua experiência com o Senhor ressuscitado. Só então Jesus lhes aparece “na tarde do primeiro dia da semana”.

Isso deve ter ocorrido após o pôr do sol. Portanto, João não pode estar pensando em termos judaicos, porque invariavelmente a noite de um dia judaico precede a manhã. João usou o método romano de contagem, caso contrário, essa aparição da ressurreição teria ocorrido na noite do segundo dia da semana. E teria sido no segundo dia da semana que Jesus teria aparecido “uma semana depois” (João 20:26).

Isso não é de importância meramente académica. Se essas aparições tivessem ocorrido no segundo dia da semana – como acontecia de acordo com a contagem judaica – isso teria alterado o equilíbrio das evidências com relação à importância do Dia do Senhor na vida da Igreja.

Há, é claro, referências à importância do primeiro dia da semana em Paulo: ele sugere que a igreja se reúne regularmente no primeiro dia de cada semana (1 Coríntios 16:2). Da mesma forma, Lucas regista como a igreja em Troade se reunia no primeiro dia da semana (Atos 20:7). Há também o fato, não declarado, embora possa ser deduzido das Escrituras, de que o grande derramamento do Espírito Santo no Pentecostes ocorreu no primeiro dia da semana.

Mas não se pode subestimar o peso do testemunho de João sobre a importância do Dia do Senhor. Ele é quem usa esse título em conexão com o primeiro dia da semana (Apocalipse 1:10). E é ele em seu evangelho que fornece essas referências-chave à presença do Senhor ressurreto entre seu povo reunido no primeiro dia da semana em duas ocasiões sucessivas imediatamente após a morte de nosso Senhor. No entanto, esses não eram acontecimentos do primeiro dia da semana, se você aceitar o método judaico de contar os dias!

Jamais saberemos por que João, o judeu, aceitou em seu evangelho uma forma de contar os dias e as horas que vinha de fora de sua cultura e modo de contar normais. Nós nos perguntamos se foi um desejo de dar destaque especial ao primeiro dia da semana no pensamento do povo de Deus que ele adaptou sua perspetiva natural a uma cultura estrangeira. Assim, ele datou as duas grandes aparições do Senhor ressurreto a seu povo reunido naquele que seria para ele um dia especial — o Dia do Senhor.

Seja como for; podemos dizer com segurança que aceitar a maneira romana de contar o tempo contribui para uma compreensão adequada e, na minha opinião, melhor de certas histórias bíblicas; fornece uma boa explicação do que são discrepâncias preocupantes entre os evangelhos; e destaca a importância do primeiro dia da semana no pensamento de João.

E todo o exercício de olhar para este assunto mostra a utilidade de construir um estoque de conhecimento prévio sobre a vida e a cultura da qual ou para a qual a Bíblia veio.

Artigo original por Ronald C. Christie em : https://www.christianstudylibrary.org/article/johns-gospel-counting-time

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers gostam disto: