Nasci realmente de novo? Quatro evidências que sim.

Todos sabemos que nem toda a gente que afirma ser um cristão nascido de novo é um seguidor genuíno de Cristo. Um estudo de 2017 da LifeWay Research descobriu que 24% dos americanos professam ser evangélicos. Uma percentagem maior afirma ter nascido de novo. Mas, quando pressionados, apenas cerca de 15% dos americanos afirmam as crenças evangélicas mais básicas.

Este não é um problema novo. Qualquer um que seja cristão há muito tempo conhece alguém que professa o cristianismo, mas deixa de acreditar no que os cristãos devem acreditar, ou então acredita na doutrina correta, mas apresenta pouco ou nenhum fruto. Sempre existe uma lacuna entre o número de pessoas que professam nascer de novo e as que realmente nasceram. Isso é verdade em todas as congregações. Essa é uma das razões pelas quais a pregação constante do evangelho é importante. Quanto mais o evangelho é pregado, menor é essa lacuna.

Assim, reconhecendo que existe uma lacuna, como podemos saber que alguém que professa um novo nascimento realmente nasceu? Aqueles legitimamente nascidos de novo são habitados pelo Espírito Santo (João 3: 5). O que significa ter o Espírito Santo vivendo dentro de nós? Fundamentalmente, significa que o Espírito Santo está comunicando uma convicção sobre a beleza moral de Cristo aos olhos e ouvidos de nossos corações. Esta comunicação tem quatro distintivos importantes.

Primeiro, o meio de comunicação de Deus é uma convicção de fé.
Segundo, o lugar onde ocorre é no coração.
Terceiro, o conhecimento comunicado é a beleza moral de Cristo – uma compreensão crescente de sua bondade moral e espiritual.
Quarto, o efeito é um comportamento alterado, motivado por um desejo crescente de ser santo, como Deus é santo.

Você já experimentou convicção real?

Primeiro, o meio de comunhão com Deus é uma crescente convicção de fé. Lembre-se: “A fé é. . . a convicção de coisas não vistas ”(Hebreus 11: 1). A verdadeira fé nos capacita a ver cada vez mais a verdade através dos olhos de Deus – de uma perspetiva divina. Nós “provamos e vemos que o Senhor é bom” (Salmo 34: 8). O novo nascimento nos equipa a provar cada vez mais a verdade espiritual. A maneira principal que a provamos é por convicção.

Por exemplo, li recentemente a descrição de Paulo da pecaminosidade do homem em Romanos 3: 9–20. Enquanto eu lia, “a garganta deles é uma cova aberta; eles usam a língua para enganar ”. Deus abriu meu coração para ver que esse frequentemente esse era eu. Então, o pensamento de que Deus me amava, mesmo nessa condição, dominou-me. O resultado foi uma nova convicção sobre a profundidade do amor e da misericórdia de Deus. Minha alma subiu em gratidão e senti um desejo elevado de servir e viver para Deus.

É isso que acontece quando o Espírito Santo fala connosco. Vemos a verdade espiritual com os olhos de Deus, e a convicção é sempre um subproduto.

Muitos que leram essas palavras tiveram encontros semelhantes com Deus. Pode ocorrer enquanto lê as Escrituras, enquanto ouve um sermão, enquanto está ocupado, correndo, dirigindo ou aspirando a sala. Assim que essa comunicação acontece, tudo muda.

Aconteceu algo em seu coração?

Segundo, a localização dessa interação com Deus é o coração, não simplesmente a mente. Na obra da santificação, Deus nunca ignora a mente. O intelecto é crucial. Embora a convicção que aponta para um novo nascimento passe pela mente, ela ocorre no coração. “Com o coração se acredita e se justifica” (Romanos 10:10). “A fé é o castiçal”, observou Charles Spurgeon, “que segura a vela pela qual a câmara do coração é iluminada”.

Usamos a expressão “do coração” para descrever algo feito com entusiasmo e alegria – algo feito porque queremos. Por outro lado, dizemos “meu coração não estava presente” para descrever o comportamento feito estritamente a partir de um senso de dever. Embora algum dever sempre caracterize o cristianismo, fundamentalmente é uma religião do coração.

Antes da conversão, nosso coração pode estar em riqueza material, popularidade, entretenimento ou sucesso na carreira. Após a conversão, está cada vez mais no próprio Deus (não apenas em suas dádivas). Cada vez mais, Ele torna-se o deleite do nosso coração. John Bunyan descreveu a convicção do coração do Espírito Santo como Deus marcando nossos corações com um ferro quente.

Cristo é cada vez mais belo?

Terceiro, o assunto desta comunicação é, em última análise, a beleza e a bondade moral de Cristo. Não estou falando de escatologia ou a melhor forma de governo da igreja. Esses assuntos são importantes, mas você pode ter convicções sobre eles e não ter nascido de novo. Mas você não pode ter uma convicção sobre a beleza moral, a glória e a confiabilidade absolutas de Cristo, sem a presença interior do Espírito Santo.

Foi por isso que Paulo descreveu o novo nascimento como o resplendor da “luz do conhecimento da glória de Deus na face de Jesus Cristo” em nossos corações (2 Coríntios 4: 6). É uma convicção crescente do coração que Deus é bom, que Ele é confiável, que eu posso passar minha vida em Seu serviço e não ficarei desapontado. Essa convicção sobre a bondade de Deus me liberta para assumir os riscos que sempre acompanham a obediência. É um adiantamento à nossa herança eterna (Efésios 1: 13–14).

Quanto mais olhamos para a luz de Cristo, mais brilhante ela fica. Por exemplo, na conversão, meu conhecimento da glória de Deus era básico. Eu confiava que Deus perdoou meu pecado e me amou. Ao longo dos anos, porém, Deus aumentou cada vez mais essa luz. Agora inclui a excelência de sua justiça, a profundidade de sua justiça e a majestade de sua soberania. A cada comunicação, cresce a capacidade de deleitar-se com sua bondade, e a obediência alegre é cada vez mais seguida.

Acreditar em Cristo mudou-o?

Quarto, essa comunicação tem um efeito consistente: ela nos motiva a ser como Cristo em santidade e retidão. Novo nascimento e fruto espiritual não podem ser separados.

Nosso coração não pode sentir uma convicção crescente sobre “a glória de Deus na face de Jesus Cristo” e não desejar imitar o que vê. Foi isso que Paulo quis dizer quando escreveu: “Todos nós, com o rosto revelado, contemplando a glória do Senhor, estamos sendo transformados na mesma imagem de um grau de glória para outro. Pois isso vem do Senhor que é o Espírito ”(2 Coríntios 3:18). Sempre imitaremos o objeto de nossa adoração. É por isso que John inexoravelmente conecta um novo nascimento a um modo de vida alterado. “Sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos” (1 João 3:14).

Estou realmente mudado?

Tragicamente, alguns legitimamente nascidos de novo lerão isso e duvidarão de sua salvação. Essa não é a minha intenção. É possível que tenhamos certeza de que nascemos de novo. Você ama e confia em Cristo hoje mais que há dez anos? Sim, eu sei que você tem dúvidas. Todos os cristãos têm uma vez ou outra. Mas sua visão de Cristo mudou? Você quer cada vez mais imitá-Lo? Ele se tornou o tesouro no campo pelo qual você venderia tudo (Mateus 13:44)?

Segundo, você está mudando? Não estou perguntando se você é perfeito, mas você está mudando? “Você pode ter certeza de que todo aquele que pratica a justiça nasceu dele” (1 João 2:29). Você lida com seu dinheiro, seu tempo e seus presentes de maneira diferente? Seu discurso está se tornando mais piedoso? Você está mais disposto a perdoar, amar um inimigo, sair da sua zona de conforto? Você está mudando a maneira como se relaciona com seu cônjuge? Seu colega de quarto? Seus pais? “Ninguém nascido de Deus pratica o pecado, pois a semente de Deus nele permanece; e ele não pode continuar pecando, porque nasceu de Deus ”(1 João 3: 9).

Terceiro, haverá um oxímoro espiritual. As pessoas nascidas de Deus se sentem cada vez mais (e com alegria) indignas. Eles sentem seu pecado mais agudamente e, portanto, são mais dependentes de Cristo e de Sua graça. Isso ocorre porque o conhecimento da perfeição de Cristo cresce muito mais rápido do que a capacidade de mudar. Mesmo sendo perdoados e crescendo em Cristo, o contraste os faz sentir-se cada vez mais indignos.

Nascido de novo para boas obras

A partir dos dados coletados em suas muitas pesquisas, George Barna conclui que, ao “avaliar quinze comportamentos morais, [daqueles que professam ser] cristãos nascidos de novo são estatisticamente indistinguíveis dos adultos não nascidos de novo”.

Isso não será verdade para aqueles que possuem a realidade do novo nascimento. Exatamente o contrário – eles gozarão cada vez mais da comunhão com Deus. E um crente desfrutando dessa comunhão começará a mudar. “Todo aquele que nasceu de Deus vence o mundo” (1 João 5: 4). Isso é porque Deus salva propositalmente. “Somos a sua obra, criada em Cristo Jesus para boas obras, que Deus preparou de antemão, para que andemos nelas” (Efésios 2:10).

Quando o Espírito Santo habita em nós, Ele comunica uma crescente convicção sobre a bondade moral de Cristo aos olhos e ouvidos de nosso coração, e isso, lentamente, muda tudo . “O cerne da conversão”, escreve John Hannah em “Deus seja a glória”, é o presente de Deus para um novo princípio de habitação no coração da humanidade. Esse princípio é a própria vida de Deus; é o amor de Deus. Somente isso é o fundamento da verdadeira virtude e moralidade e é o meio exclusivo para glorificar a Deus. ”

Artigo original por William Farley em: https://www.desiringgod.org/articles/am-i-truly-born-again

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: